sábado, 15 de fevereiro de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - O DIÁRIO DE ZLATA




TEXTO 1 : O DIÁRIO DE ZLATA - A VIDA DE UMA MENINA NA GUERRA

          Zlata possuía 11 anos quando começou a escrever seu diário em 1991, ainda antes da guerra. Nascida em Sarajevo, essa menina bósnia escreve sua rotina, realidade, gostos, fantasias e sonhos até que eclode a guerra em sua cidade, em 1992, uma guerra civil fruto da desintegração do país onde ela nasceu — a Iugoslávia — transformando sua vida inocente, alegre e despreocupada num caos onde se misturavam preocupação, medo e horror permanentes. A vida normal que Zlata levava é destruída impiedosamente e as páginas do diário revelam esse drama, mostrando o olhar da infância sobre a guerra. Zlata começa a valorizar ainda mais o seu diário e o apelida carinhosamente de Mimmy, atribuindo a ele a importância de ser o receptor das palavras, ideias e sentimentos que ela já não podia mais expressar livremente, uma vez que o ambiente de guerra reduziu sua liberdade de viver e de se comunicar (...)

Domingo, 5 de abril de 1992
            Dear Mimmy.
            Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. [...] Sente-se que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça."
Quarta-feira, 27 de maio de 1992
Dear Mimmy.
           UMA CARNIFICINA! UM MASSECRE! UM HORROR! UMA ABOMINAÇÃO! SANGUE! GRITOS! CHORO! DESESPERO! Assim é a rua Vaso Miskin hoje. Duas granadas caíram na Rua Vaso Miskin, outra no mercado. Mamãe estava por perto na hora. Ela foi correndo refugiar-se na casa de vovô e vovó. Papai e eu estávamos ficando quase loucos porque ela não voltava. Vi essas coisas pela televisão e não consigo acreditar que vi mesmo. É inacreditável. Minha garganta estava apertada, meu estômago doía. O pânico Estavam transportando os feridos para o hospital. Para um abrigo. Passávamos o tempo todo olhando pela janela na esperança de ver mamãe chegar e nada. Ela não voltava. Comunicaram a lista das vítimas e feridos. Nada sobre mamãe. Papai e eu desesperados. Será que mamãe estava viva? Às 16h papai resolveu ir procurar no hospital. Vestiu-se para sair e eu já estava indo para a casa dos Bobar para não ficar sozinha em casa. Olhei uma última vez pela janela e... Vi mamãe atravessar a ponte correndo! Depois que ela chegou ao apartamento, começou a tremer e caiu no choro. Atrás das lágrimas, disse que tinha visto gente despedaçada. Aí todos os vizinhos chegaram, de tanto que haviam ficado preocupados com ela. Obrigado, meu Deus. UM DIA PAVOROSO. IMPOSSÍVEL DE ESQUECER. QUE HORROR!
           Vejo o mundo transformar-se gradualmente em uma selva. É difícil viver em tempos como esses.Sinto que estamos cada vez mais próximos da destruição. Sofro com o sofrimento de milhões e, no entanto, se levanto os olhos aos céus, sei que tudo acabará bem, toda essa crueldade desaparecerá, voltarão a paz e a tranquilidade.

Zlata Filipovic. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Trad. Antônio de Macedo Soares e Heloisa Jahn.

Após a leitura do texto responda as questões propostas:

1. Qual o tipo de linguagem utilizada no texto lido (verbal, não verbal ou mista)? Justifique sua resposta.

2. O que é um Diário Pessoal?

3. O que a menina escrevia em seu diário antes do começo da guerra?

4. Explique a transformação que aconteceu na vida de Zlata a partir da guerra?

5. Na quarta-feira de 27 de maio de 1992 Zlata relata um importante fato que aconteceu em sua vida durante a guerra.
a) Qual foi esse fato?

b) Qual a maior aflição de Zlata durante esse acontecimento?

c) Nem sempre um diário relata somente ações de seu autor. Ele também serve para reflexões a respeito de sua vida. Copie um trecho em que Zlata demonstre essa reflexão e dá sua opinião sobre o fato acontecido.

6. Quem são os milhões a que Zlata se refere quando diz no último parágrafo, “sofro com o sofrimento de milhões...”?

7. Ainda no último parágrafo, a que “tempos” Zlata se refere quando diz que “é difícil viver em tempos como esses”?

8. Retire do texto um trecho em que comprove que Zlata mostra um sentimento de esperança em relação aos tempos de guerra que está vivenciando. 

TEXTO 2: TELA "O Grito"  - Edvard Munch

 1. Conforme estudamos, as obras de arte constituem um exemplo de Linguagem Não Verbal, pois o artista expressa sua mensagem através da imagem. Analise a obra de arte acima  e escreva uma possível leitura da mensagem tendo como base o TEXTO 1 - O Diário de Zlata.











3 comentários: