domingo, 9 de fevereiro de 2020

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - através de Produção de Texto

Língua Portuguesa - Avaliação Diagnóstica através de Produção de Texto - Sexto Ano

Língua Portuguesa. Ilustração: Francisco Martins

É essencial fazer a sondagem das capacidades de leitura e escrita, pois muitas vezes os alunos não desenvolvem o aprendizado de outras disciplinas por falta dessa compreensão. Avalie questões de gramática, organização textual e ortografia, que ainda é uma dificuldade grande de parte dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Exemplo de conteúdo Produção de texto.

O que você precisa saber Como está o domínio sobre os padrões de escrita e aspectos discursivos.

Como avaliar Proponha uma situação de produção de texto. Você pode solicitar a reescrita de uma história conhecida ou ler um conto e pedir que os estudantes reescrevam o final. É importante explicar que a atividade será essencial para você fazer o planejamento das aulas seguintes e ajudar a turma a avançar nessa linguagem. Verifique questões de pontuação, uso de maiúsculas e minúsculas, ortografia (troca de letras, interferência da fala na escrita etc.) e regras de concordância nominal e verbal, além de aspectos relacionados ao gênero trabalhado. Veja quais são os erros que mais aparecem e planeje suas aulas de forma a trabalhar primeiro os mais comuns, sem deixar de lado as dificuldades individuais.  Fonte: Nova Escola.
Atividade diagnóstica de leitura e escrita.



1. APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA. Entregar o texto aos alunos para exemplo.

QUEM SOU EU?

              Meu nome é Rosiara, mas como o nome é um pouquinho complicado, as pessoas costumam me chamar simplesmente de Rose. Sou professora de Português, gosto muito de ler, estudar (estudo até hoje) dançar, pintar e desenhar. Sou muito amiga de todos e procuro sempre ajudar as pessoas em suas necessidades.
              Meu grande defeito e ser perfeccionista (gosto de tudo feito muito perfeitinho), o que faz com que às vezes eu seja meio “chatinha”. Minha virtude é ser caprichosa, organizada e tudo que faço é sempre com muito amor.
              Hoje estou me sentindo muito feliz, por estar recebendo novos alunos. Mesmo os que estão repetindo de ano escolar e já estudaram comigo, para mim é um novo aluno, pois estão com novas experiências de vida e acredito que com um novo olhar sobre seu comportamento e suas atitudes.
              Uma coisa que eu mudaria no mundo? Ah! Eu mudaria tudo aquilo que eu soubesse que deixa você triste, com raiva e com lágrimas nos olhos. Meu grande sonho na vida é escrever um livro, e para este ano o meu grande sonho é que tenhamos muitos momentos bons juntos, de aprendizado e amizade.




2. Proposta de Produção - Escreva um texto falando sobre você. Este texto deve ter 3 parágrafos:
Colocar o TÍTULO
No 1º parágrafo você vai dizer seu nome, as coisas que você gosta e costuma fazer quando sai da escola e o que você espera das aulas de Português neste ano.
No 2º parágrafo você vai dizer qual o seu maior defeito e sua maior qualidade. Em seu texto, você pode abordar a sua relação com seus amigos, uma experiência que motivou o seu (des)interesse por uma determinada matéria, uma bagunça que aprontou com seus colegas, uma aula que considerou muito boa (ou muito ruim) uma dica de um professor sobre um conteúdo que sentia dificuldade em aprender, enfim, há muitas possibilidades para se expressar e ficar à vontade para escrever.  
No 3º parágrafo você vai dizer o que você não gosta neste mundo em que vivemos e que você gostaria de mudar e qual o seu grande sonho para o futuro. 
Após a produção solicitar aos alunos que elaborem uma ilustração utilizando cores e formas que transmitam um sentimento de alegria e felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário