segunda-feira, 1 de junho de 2020

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA -PRECONCEITO LINGUÍSTICO








VOCÊS CONHECEM ESSES PERSONAGENS? ELES FALA CERTO OU ERRADO?

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EMPREGADA POR CHICO BENTO

Fazendo uma reflexão acerca de muitas histórias em quadrinhos como também do vídeo assistido “ Chico Bento no Shopping", percebe-se que há alguns preconceitos. 
Quanto ao vídeo, é apresentado de maneira explícita que, além de reforçar o estereótipo de que ele é “matuto", "caipira” , pois fala tudo “errado", ainda reforça a ideia, através do seu primo “inteligente” da cidade, que Chico é um “BICHO DO MATO", ignorante com grandes dificuldades de aprender.
Diante disso, podemos dizer que, infelizmente há um preconceito linguístico com a imagem de Chico Bento. Como também uma falta de entendimento quanto às variantes linguística


Entende-se como preconceito linguístico o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas. Segundo a linguista Marta Scherre, o "julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala" geralmente atinge as variedades associadas a grupos de menor prestígio na escala social ou a comunidades da área rural ou do interior. 
Infelizmente, ainda há inúmeras críticas quanto à falta de concordância verbal ou nominal, como por exemplo: “As coisa tá muito difícil com essa seca”, “A gente fizemos a prova”,a consoante “r” no lugar do “l”,como “pobrema”,a presença do gerúndio ao invés do infinitivo, “ Eu tava brincano menino”, o “r” rotulado por “caipira”,em muitos estados brasileiros como, os mineiros, paulistas, goianos entre outras áreas. 

QUESTÕES SOCIAIS
REGIONAIS
ECONÔMICAS
CULTURAIS
HISTÓRICAS


Há sempre um objetivo para justificar as variantes linguísticas. 
Por isso, é preciso identificá-las e, acima de tudo, entender que não devemos atribuir CERTO ou ERRADO, mas formas diferentes de se  falar, ou seja, FORMAS ADEQUADAS.Caso não haja compreensão quanto a isso, estaremos depreciando a língua, o indivíduo e principalmente sua identidade e forma de ver o mundo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário